FoFo

Ana Rita Teodoro

Mestra em “Dança, Criação e Performance” pelo CNDC de Angers e a Universidade Paris 8 (2011/2013), desenvolveu como pesquisa a criação de uma “Anatomia Delirante”. Em 2002 foi aluna do Curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Fórum Dança e em 2015 do curso de Coreografia organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Participa nas atividades de investigação do c.e.m. onde inicia o estudo do corpo via a anatomia experiencial, a filosofia e o cruzamento multidisciplinar, com Sofia Neuparth, entre outros. Em 2007/2010 fez o Curso de Instrutores de Chi Kung, da Escola de Medicina Tradicional Chinesa de Lisboa. O butoh de Tatsumi Hijikata tem sido uma das suas áreas de maior investimento artístico. Em 2015 recebe a Bolsa de Aperfeiçoamento Artístico da Fundação Calouste Gulbenkian para estudar com Yoshito Ohno no Japão e ,em 2016, desenvolve uma pesquisa em torno da prática do Butoh com o apoio do Centre National de la Danse, CN D (Pantin), Aide à la recherche et au patrimoine en danse. Desde 2009 Ana Rita Teodoro criou as coreografias a solo - MelTe (2009), Curva (2010), e ASSOMBRO (2014-15) e as peças que constituem a Coleção Delirar a Anatomia: Orifice Paradis (2012), Sonho d’Intestino (2013), Palco (2017). Recentemente, criou a conferência performativa Your Teacher, please. Trabalha em diversos projetos pontuais com artistas como Sofia Neuparth, Márcia Lança, Laurent Pichaud, João dos Santos Martins e Marcela Santander Corvalàn.
É artista associada do Centre National pour la Danse, CN D (Pantin) desde 2017.
Estreia Nacional

O espectáculo explora a estética do fofo (cute em Inglês, kawaï em Japonês, mi-mi em Francês) nas suas implicações sociais e políticas. Trata-se de uma peça coreográfica que expõe o fofo enquanto ferramenta de apaziguamento do pensamento crítico, ao mesmo tempo que o revela como uma possível estética emancipatória no panorama da dança contemporânea, onde o minimalismo, a força lenta, a não agressividade, o prazer, se colocam face à velocidade, à agressividade e à dureza dos tempos de hoje.

Texto de Ana Rita Teodoro sobre FoFo materiais-diversos-download
Concepção coreográfica Ana Rita Teodoro Cenografia Sallahdyn Khatir Desenho de Luz Eduardo Abdala Desenho de Som Jérèmie Sananes Produção / Difusão Associação Parasita / Sinara Suzin Fotografia José Carlos Duarte Com Marcela Santander Corvalàn, João Dos Santos Martins, Kazuki Fujita e Ana Rita Teodoro Com o apoio de Fondation d’entreprise Hermès dentro da estrutura do New Settings Program Co-produção Centre National de la Danse - Pantin (França), CCN de Caen en Normandie (residence-studio) (França), e Materiais Diversos (Portugal) Apoio Fundação GDA e Espaço Alkantara