Selva Coragem

Teatro do Frio

Teatro do Frio é um colectivo artístico constituído em 2005 e inserido no contexto regional da zona Norte. Surge com o propósito de privilegiar o espaço da pesquisa na criação teatral, com uma vontade estatutariamente enraizada de cruzamento disciplinar. Desde 2013 investiga limiares e zonas de contacto entre os processos de criação teatral e a arte sonora, acústica, dança e escrita composicional. Nesta premissa, tem aprofundado o investimento na criação de espetáculos onde intérprete e palavra emergem da investigação sistemática em torno das relações emoção, ação, pensamento e donde a escrita dramatúrgica/composicional acontece a partir de uma gramática própria que relaciona voz, corpo, espaço e som. Desde 2016 investiga relações entre escrita dramatúrgica e paisagem aprofundando em 2017 esse exercício ao conceito de drama sonoro, relacionando cinestesia [linguagem do corpo] e toponímia [linguagem do território].

O Teatro do Frio é uma estrutura apoiada pela DGARTES.

Selva Coragem é um projecto de criação interdisciplinar, com forte componente BIOinstalativa, construída a partir de plantas emprestadas pelos habitantes locais. Articula arte sonora, escrita dramatúrgica e performance com perspectivas sobre o que é sustentabilidade, biodiversidade e qualidade de vida no tecido urbano. A sua intenção é aprofundar inquietações ambientais e artísticas, propondo misturar e equilibrar pessoas e territórios: Europa com América Latina, animal com humano, sabedoria popular e discurso artístico, cultura com natura; inspirar e desafiar o diálogo, o frente a frente e o lado a lado, a escuta e a criação como forma alternativa de construção. Para que talvez a coragem volte a emergir.

Fábula do fim da terra, por Jorge Louraço Figueira materiais-diversos-download
Direcção Artística Rodrigo Malvar e Catarina Lacerda Dramaturgia Catarina Lacerda Desenho de Luz João Abreu Composição e electrónica Rodrigo Malvar Composição Escultórica Filipe Tootill Registo Vídeo Ricardo Couto Voz Gravada Ece Candil, Bruno Pereira e Rodrigo Malvar Produção Executiva Inês Gregório