Festival Materiais Diversos 2019

Este é o ano em que o Festival Materiais Diversos comemora 10 edições. Celebramos este marco com um programa muito participado que afirma o festival, sobretudo, como lugar de encontro e como tempo de partilha de diferentes visões e inquietações. Celebramos o festival, no presente, como o culminar de um programa bienal, em que dedicamos mais tempo a cada parceiro, a cada artista e colectivo, a cada pergunta, processo, pessoa.

 

Muitas vias se abriram desde 2009, muitos percursos se cruzaram e desencontraram, vários projectos se iniciaram, se concluíram ou abandonaram. A alegria de chegar ao número 10 é grande, sobretudo quando se desenvolve um festival no contexto português, onde as políticas culturais são intermitentes e nem sempre as mais ambiciosas ou corajosas — razões que nos levaram a persistir ainda mais e a chegar até aqui.

 

É com labor e delicadeza que criamos condições para o encontro entre as localidades onde trabalhamos — Minde, Alcanena, Cartaxo —, as suasmpessoas e artistas vindos de diferentes lugares, com as suas preocupações, sensibilidades e conhecimentos.

 

Durante estes nove dias (dez menos um, para votar) propomos a cada participante perscrutar além da superfície, percorrer as distâncias entre as diferenças que afinal tanto nos separam como nos aproximam, passarmos de espectadores a actores da vida pública e da vida (em) comum.

 

Trabalhamos para revelar gestos, corpos e histórias, pensamentos e emoções. Trabalhamos para multiplicar as línguas na conversa e as possibilidades na escolha que todos e todas devem poder fazer, e também para estarmos juntos, nos rirmos juntos e dançarmos juntos. Juntem-se a nós!

 

Elisabete Paiva
Direcção artística Materiais Diversos

 

EQUIPA

 

Direcção artística
Elisabete Paiva

 

Programação
Elisabete Paiva em colaboração Sara Abrantes e Sofia Matos

 

Participação e Envolvimento de Públicos
Joana Silva

 

Direcção de Produção
Teresa Miguel

 

Produção
Catarina Alves
Diana Martins
Luísa Baeta
Sara Abrantes
Sofia Matos

 

Assistência de Produção
Yelyzaveta Kulyk

 

Direcção de Comunicação
Inês Lampreia

 

Assistência de Comunicação
Mariana Nunes

 

Assessoria de imprensa
Rita Bonifácio

 

Design de Comunicação
Sílvia Prudêncio

 

Web Design
Sara Orsi

 

Tradução
Elsa Vieira, João Neves

 

Vídeo
Miguel Canaverde, Janine Gonçalves, Pedro Mourinha

 

Fotografia
Nuno Direitinho

 

Direcção técnica

 

Técnicos
Bernardo Valada
Claudio Pereira
David Rainho
Diogo Simões
Miguel Sena
Paulo Cunha
Pedro Pereira
Rafael Ferreira
Tiago Carreira
Tiago Duarte
Tomé Ferreira
Vasco Ferreira

 

Bilheteira e Apoio à Gestão
Gabriel Lapas

 

Voluntariado
Bruno Carvalho
Carolina Couto
João Alexandre
João Barros
Matilde Cunha
Margarida Franco
Miguel Pacheco Gomes

 

Contabilidade
Joana Duarte

 

Limpeza
Lídia Arantes

Materiais Diversos

A Materiais Diversos é uma estrutura profissional independente que tem como missão incentivar a investigação e experimentação artísticas, bem como sensibilizar múltiplos públicos para as artes performativas, com enfoque na dança contemporânea. Apoia a criação e a difusão de projectos associados. Trabalha em parceria com os municípios de Alcanena e do Cartaxo um programa de (des)envolvimento de públicos. Organiza o Festival Materiais Diversos, um projecto que, desde 2009, promove a fruição e a participação cultural fora dos grandes centros urbanos, através de uma selecção cuidada de projectos artísticos assinados por criadores jovens e consagrados, portugueses e estrangeiros.