A história de Nauru, uma pequena ilha no Pacífico, pode ser lida como uma parábola da era moderna. Após a descoberta de uma vasta reserva de fosfato no seu solo, a ilha tornou-se um dos países mais ricos do mundo. Cada pedaço de terra, cada canto da ilha foi escavado e extraído fosfato — até que nada permanecesse e todos os seus recursos naturais tivessem sido esgotados. A ilha é hoje um dos países mais pobres do mundo e, para sobreviver, recebe refugiados da Austrália em troca de uma compensação monetária. Que futuro tem este lugar depois de tamanha ruína ecológica e económica?
 Teatro
 04.10 21h30
70 min. · M/12 · 6€ · Conversa após o espectáculo
Em inglês legendado em português
Pleasant Island
Silke Huysmans / Hannes Dereere
 Silke Huysmans e Hannes Dereere deram os primeiros passos no Kunstenwerkplaats Pianofabriek (Bruxelas) e no Bâtard Festival. No seu aclamado “Mining Stories”, de 2016, Huysmans e Dereere exploraram o impacto de um recente acidente ocorrido em minas na Região Sul do Brasil. Futuramente, desenvolverão os seus projectos sob a alçada do centro CAMPO, com o apoio das estruturas Pianofabriek, KAAP Bruges, Kunstenfestivaldesarts e Beursschouwburg Brussels.
 Estreia Nacional
© Vlad Sokhin
© Nuno Direitinho / Festival Materiais Diversos 2019
© Nuno Direitinho / Festival Materiais Diversos 2019
© Nuno Direitinho / Festival Materiais Diversos 2019
 Por e com  Silke Huysmans & Hannes Dereere  Dramaturgia Dries Douibi  Mistura de Som  Lieven Dousselaere  Equipa Técnica  Anne Meeussen & Piet Depoortere Produção CAMPO  Co-produção  Kunstenfestivaldesarts, Spring Festival Utrecht, Beursschouwburg, Kunstenwerkplaats Pianofabriek, Veem House For Performance, Spielart & De Brakke Grond  Residências Beursschouwburg, De Grote Post, Kaap, Kunstencentrum Buda, Kunstenwerkplaats Pianofabriek, STUK & Veem House for Performance, LOD  Com o apoio de  Vlaamse Gemeenschapscommissie  Agradecimentos a todos os interlocutores em Nauru