Margem

Victor Hugo Pontes

Victor Hugo Pontes nasceu em Guimarães, em 1978. É licenciado em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Em 2001, frequentou a Norwich School of Art & Design, Inglaterra. Concluiu os cursos profissionais de Teatro do Balleteatro Escola Profissional e do Teatro Universitário do Porto, bem como o curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Forum Dança. Como criador, a sua carreira começa a despontar a partir de 2003 com o trabalho “Puzzle”. Desde então, vem consolidando a sua marca coreográfica, tendo apresentado o seu trabalho por todo o país, assim como em Espanha, França, Itália, Alemanha, Rússia, Áustria, Brasil, entre outros. É, desde 2009, o diretor artístico da Nome Próprio – Associação Cultural, com sede no Porto e uma das estruturas residentes do Teatro Campo Alegre, no âmbito do Campo Aberto.

Joana Craveiro

Joana Craveiro é encenadora, actriz e dramaturga. Fundadora e directora artística do Teatro do Vestido, em 2001, onde dirigiu e escreveu mais de 30 criações. Doutorada pela Roehampton University, no departamento de teatro e estudos performativos; Mestrado em Encenação pela Royal Scottish Academy of Music and Drama; Licenciada em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa; formação como actriz pela Escola Superior de Teatro e Cinema (antigo Conservatório Nacional). A relação entre os acontecimentos históricos e as suas representações no presente, bem como a recolha de memórias e histórias de vidas, e as cartografias poéticas e afectivas das cidades são algumas das questões a partir das quais tem trabalhado e investigado.

Margem, galardoado com o prémio Autores 2019 para melhor coreografia, pela Sociedade Portuguesa de Autores, tem como inspiração o romance de 1937 de Jorge Amado, Capitães da Areia, que retrata um grupo de crianças e adolescentes abandonados que vivem nas ruas de São Salvador da Baía, roubando para comer e dormindo num trapiche — um armazém onde, como uma espécie de família, se protegem uns aos outros e sobrevivem a um dia de cada vez. 80 anos depois da publicação do livro, questiona-se quem são os novos capitães da areia, inspirando-nos na realidade social destas crianças, e conscientes de que nem sempre há finais felizes.

Victor Hugo Pontes entrevistado por Raquel Ribeiro dos Santos materiais-diversos-download
Direcção Victor Hugo Pontes Texto Joana Craveiro Cenografia F. Ribeiro Música Marco Castro e Igor Domingues (Throes + The Shine) Direcção técnica e desenho de luz Wilma Moutinho Consultoria artística Madalena Alfaia Interpretação Alexandre Tavares, André Cabral, David S. Costa, Hugo Fidalgo, João Nunes Monteiro, José Santos, Magnum Soares, Marco Olival, Marco Tavares, Nara Gonçalves, Rui Pedro Silva, Tiago Ferreira e Vicente Campos Direcção de Produção Joana Ventura Assistência de Produção Mariana Lourenço Parcerias Centro de Educação e Desenvolvimento de Pina Manique - Casa Pia de Lisboa e Instituto Profissional do Terço Apoio à Residência Centro Cultural Vila Flor Co-produção Nome Próprio, Centro Cultural de Belém - Fábrica das Artes e Teatro Aveirense A Nome Próprio é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura | Direção-Geral das Artes e residente no Teatro Campo Alegre, no âmbito do programa Teatro em Campo Aberto.