Classe do Jaime recebeu a Bolsa de Criação Filhos do Meio, da Materiais Diversos, em 2018, atribuída a criadores do distrito de Santarém interessados em criar propostas artísticas sedimentadas numa relação com a comunidade. Em Classe do Jaime uma bailarina e um músico vão ao encontro da dança folclórica da região das Serras d’Aire e Candeeiros. O espectáculo desenha‑se numa coreografia em que se restauram os conceitos de género, peso e erotismo, lançando perguntas de um lado para o outro. O que pergunta a dança tradicional à dança contemporânea?
Dança
29.09 17h30
45 min · M/12 · 6€ · Conversa após o espectáculo
Classe do Jaime
Susana Domingos Gaspar
Susana Domingos Gaspar (Torres Novas, 1980) licenciou-se dança, ramo de espectáculo, na Escola Superior de Dança, e estudou coreografia no Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística e dança na comunidade no Fórum Dança. Pós-graduou-se em fasciaterapia/somatologia. Trabalhou com Né Barros, São Nunes, Madalena Vitorino, Ainhoa Vidal, Marina Nabais, Manuela Pedroso, Filipa Francisco, Costanza Givone, Vera Alvelos e Aldara Bizarro. Coreografou “Registo” (2005), "Enleio" (2006), "As árvore ligam os pássaros à terra" (2007), "Foi como se o chão a engolisse", "O Rebusco das castanhas" (2009), “Morro onde me prendo” (2010), "Uma artista ao domicílio" (2013), “Ostinato Cantabile” (2015), "Lava", "Ka" (2016), "Catalága" (2017) e Classe do Jaime. Colaborou com o Teatro de Montemuro e a Amarelo Silvestre, na área do teatro, bem como composição coreográfica com Cláudia Dias. Integra o Coletivo Yield (Itália-Portugal), o Movimento Democrático de Mulheres, a Mundo em Reboliço, a Associação de Defesa do Património de Torres Novas e o Paralelo 39. Desenvolve trabalho pedagógico desde 2002 e fez mediação cultural no Museu Municipal Carlos Reis, entre 2015 e 2018.
Composição coreográfica e coreoturgia Susana Domingos Gaspar Composição musical Edgar Valente Bailadores Susana Domingos Gaspar e Edgar Valente Iluminação Bruno Santos Apoios Bolsa de Criação Filhos do Meio da Associação Cultural Materiais Diversos e Paralelo 39 – Associação Cultural de saberes e Artes Residências Convento do Carmo, Torres Novas; Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro; Auditório de Cem Soldos Agradecimentos O Corpo da Dança (Marta Tomé), Fácil Contacto (Saulo Antunes), Miguel Serra, Rancho Folclórico do Casal Sentista, Rancho Folclórico “Os Camponeses”de Riachos, Rancho Folclórico da Gouxaria, Rancho Folclórico Luz dos Candeeiros (Arrimal), Rancho do Covão do Coelho, Guilherme Correia